VI Relatório Luz apresenta Brasil de 2022 como “vanguarda do retrocesso”

244

VI Relatório Luz da Sociedade Civil da Agenda 2030, que avalia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e apresenta o Brasil de 2022 como “vanguarda do retrocesso”.

O documento argumenta também que as interrupções nas políticas, ações e sistemas de monitoramento, a redução e esvaziamento dos orçamentos essenciais, a eliminação dos espaços de participação popular e um menor acesso às informações influenciam nos dados apresentados.

“Eles [os dados] indicam menos transparência e confiança nos poderes da República e destacam o maior incentivo à liberação das armas e à militarização dos espaços civis, o crescimento das violências – particularmente contra mulheres, meninas, povos indígenas e quilombolas, população LGBTQI+, negra e defensores/as de direitos humanos, num contexto de quase completa normalização da violência policial”.

O Relatório Luz foi elaborado por 101 especialistas, de 48 organizações da sociedade civil, com base em dados oficiais. Ele traz também 116 recomendações para que seja revertido o cenário de atraso protagonizado pelo Brasil. Entre as recomendações está: “Adotar medidas para reduzir a impunidade da violência contra jornalistas e defensores/as de direitos humanos, e coibir agentes públicos de descredibilizar e/ou atacar esses segmentos”.

Confira mais detalhes em Observatório do Terceiro Setor.

Acesse o Relatório Luz.

Deixe uma resposta

Seu comentário!
Insira seu nome aqui.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.