Comissão Arns é criada para defender direitos humanos no Brasil

1704
Publicado originalmente por Redação RBA.

Autoridades e especialistas criaram mais uma entidade para lutar pelos direitos humanos no Brasil. Intitulada Comissão Arns de Defesa dos Direitos Humanos, a entidade presta homenagem a Dom Paulo Evaristo Arns, frade franciscano, cardeal brasileiro e ex-arcebispo de São Paulo, morto em dezembro de 2016, e tem como objetivo dar suporte e oferecer apoio em denúncias relacionadas a violações de garantias fundamentais.

“A escolha do nome é por alguém que lutou pelos direitos humanos e foi um ator na transição do governo militar para a democracia no governo civil. Reflete esse comprometimento de Dom Paulo com a constituição da democracia e dos direitos humanos”, afirma o presidente da Comissão Arns, Paulo Sérgio Pinheiro, ao Seu Jornal, da TVT.

A recém-criada comissão foi apresentada nesta quinta-feira (7) aos integrantes do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), em Brasília, e contou ainda com a participação do advogado e ex-secretário Belisário dos Santos Júnior, que durante a ditadura civil-militar destacou-se na defesa de presos políticos e posteriormente presidiu a Comissão de Indenização à Tortura no Estado de São Paulo, e do ex-ministro dos Direitos Humanos e membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos Paulo Vannuchi. Ao todo, a entidade contará com 20 membros. O colegiado também foi recebido pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

O lançamento oficial da Comissão Arns está marcado para o dia 20, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Um comentário

  1. QUE ESTA COMISSÃO POSSA CONTRIBUIR PARA UMA RETOMADA DE UM PROJETO POLITICO DE SOCIEDADE ALICERÇADO NA EFETIVAÇÃO DE TODOS OS DIREITOS HUMANOS A TODOS. AVANTE NEM UM RETROCESSO.

Deixe uma resposta

Seu comentário!
Insira seu nome aqui.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.