NOTA DE PESAR
José Gregori é um dos principais protagonistas da construção da política pública de direitos humanos no Brasil. Foi o primeiro Secretário Nacional dos Direitos Humanos, tendo assumido a pasta em abril de 1997, um ano depois da publicação do primeiro Programa Nacional de Direitos Humanos. Esteve à frente da Secretaria até assumir o Ministério da Justiça, em 2000. Também é marca de sua trajetória a participação da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo.
O Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH Brasil reconhece nele um dos interlocutores para a elaboração e a implementação de um conjunto de medidas fundamentais para a realização dos direitos humanos. Um dos campos com os quais teve uma interação estratégica foi no enfrentamento da tortura, particularmente na construção da Campanha Nacional Permanente contra a Tortura.
A morte de José Gregori deixa um legado para a sociedade brasileira no compromisso com a democracia e os direitos humanos. Manter viva sua memória é seguir com esse compromisso.
Brasília, 04 de setembro de 2023.
Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH Brasil