A delegação brasileira, liderada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde, teve um dia intenso de articulações e diálogos estratégicos no primeiro dia da 78ª Assembleia Mundial da Saúde, realizada no Palácio das Nações, em Genebra, Suíça.
A programação teve com a abertura oficial da Assembleia e a sessão plenária, que contou com a presença de autoridades sanitárias de todo o mundo. A plenária abordou os desafios globais da saúde em um contexto marcado por crises climáticas, desigualdades sociais e os efeitos prolongados da pandemia de COVID-19. Também foi destaque da abertura a fala do diretor geral da OMS, Tedros Adhanom, que parabenizou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pelos 125 anos de serviços prestados à saúde pública do Brasil e do mundo.
Na sequência, a delegação brasileira participou do evento “Advancing Health and Climate Discussions Towards COP30”, organizado pelo Governo do Brasil em parceria com a Coalizão Clima e Saúde — grupo formado durante os preparativos da COP29, em Baku, Azerbaijão. A atividade destacou a importância de integrar a saúde nas decisões climáticas e reforçou o papel do Brasil como articulador rumo à COP30, que ocorrerá em Belém do Pará em novembro deste ano.


A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, Mariângela Simão, apresentou a estratégia brasileira para integrar saúde, justiça climática e equidade no contexto da Assembleia Mundial da Saúde e da preparação para a COP30. O diálogo evidenciou os impactos da crise climática sobre a saúde pública, especialmente em países em desenvolvimento, e a necessidade de políticas conjuntas para enfrentamento.
Paralelamente, representantes do CNS também acompanharam, o painel “The collaborative role of the global patient organisation community in advancing social participation for universal health coverage”, promovido pela Aliança Internacional de Organizações de Pacientes (IAPO) e pelo Comitê de Engajamento da Sociedade Civil (CSEM) da OMS. O evento reforçou a importância da participação social para a efetivação da cobertura universal de saúde.
O dia se encerrou com a recepção dos Ministros da Saúde dos países do BRICS, realizada na residência oficial do Brasil em Genebra. O encontro serviu para estreitar laços entre os países do bloco e discutir estratégias conjuntas na área da saúde, especialmente no fortalecimento dos sistemas públicos e na cooperação entre países do sul global.
A delegação brasileira segue com uma agenda ativa nos próximos dias, com o CNS atuando para o fortalecimento da participação social na saúde e integrando articulações internacionais voltadas à justiça social, equidade e sustentabilidade ambiental.
Fotos e texto: Luiz Filipe Barcelos
Ascom Conselho Nacional de Saúde